sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Trono de Dagoberto

Dagoberto I foi o ultimo dos reis merovíngios a exercer poder, nasceu em 604 e morreu em 639, tornando-se um rei respeitado em todo o ocidente após conseguir a união da Aquitânia e Borgonha (actual França) embora que por pouco tempo.
Como todo o rei precisa de um trono, este não foi excepção á regra e deixou-nos uma das mais importantes peças do mobiliário francês, o trono de Dagoberto.
A história deste trono encontra-se cheia de especulações sendo que algumas das suas partes constituintes são de data incerta. O trono é todo ele concebido e cinzelado em bronze exibindo quatro panteras que formam as pernas, braços com rosetas e motivos naturais e encosto triangular decorado com círculos.
Todos estes elementos constituintes do trono de Dagoberto exibem uma profunda minúcia na moldagem do bronze,  contudo o que torna este trono especial é o facto para o qual André Saglio nos chama a atenção no seu livro "french furniture". A particularidade apontada por André Saglio está em que apesar deste trono pertencer a um rei merovíngio, cujos antepassados derrotaram os exércitos romanos, este exibe grandes traços culturais romanos. A forma base presente no trono, se lhe retirarmos o encosto e os braços é "sella curulis" amplamente utilizada durante o império romano como símbolo de riqueza e poder, também de notar as pernas em forma de pantera relembrando um estilo mais clássico, revelando assim que ao contrário do que muitas vezes se pensa parte da cultura e luxo romano foi posteriormente adoptado pelos povos bárbaros após a  saída dos romanos de todo aquele vasto território ao qual hoje se chama França.
Este trono torna-se assim um dos maiores exemplos, se não o maior, da adaptação bárbara do estilo latino.
Entre os seus utilizadores estão Dagoberto I,  um padre que celebrava a missa na basílica de Saint-Denis e Napoleão I. Para quem quiser ver esta obra de arte ao vivo ela encontra-se desde 1791 na biblioteca nacional de França no Cabinet des Médailles, na rue de Richelieu.


1 comentário:

  1. Muito interessante ver o trono de um rei que tem as características do povo no qual ele derrotou em seu trono. Uma reflexão muito interessante sobre a influência que Roma tinha nas artes.

    ResponderEliminar