domingo, 17 de julho de 2011

Quarta-feira, 17 de julho de 1717

Foi precisamente à 294 anos que na capital da Grã-Bretanha se realizou de forma inédita um dos maiores espectáculos da época barroca sobre as águas do rio Tamisa contando com a estreia da música aquática do compositor Handel.
Em 1717 o rei Jorge I da Grã-Bretanha devido às suas politicas e á sua idade avançada, para a época não era alguém que fosse bem visto tanto pelo governo como pela sua corte, nesta altura o importante era que um rei conseguisse ter uma boa imagem perante a sociedade e Jorge I tinha de melhorar a sua. Surge assim a ideia de um grandioso evento público em que se demonstrasse tanto a glória do rei como a cultura a arte presentes na sua corte, teria de ser algo realizado para o publico geral e que melhor sitio em Londres do que o rio Tamisa? Era um rio amplo, livre das pontes e grandes edifícios que actualmente o ladeiam fazia com que toda a Londres pudesse avistar o rio com apenas a colossal catedral de São Paulo na linha do horizonte.
Sendo assim o evento foi uma verdadeira festa barroca e consistiu na descida do rio Tamisa  desde Whitehall a Chelsea em embarcações. Uma das embarcações transportava os 50 músicos com a música aquática escrita e dirigida por Handel de propósito para esta magnifica cerimónia e outra para o rei com a sua corte.
È claro que com todo este aparato real outras pessoas principalmente nobres quiseram acompanhar o cortejo noutras embarcações, é dito que todo o Tamisa ficou coberto por um manto de embarcações que acompanhavam o cortejo majestoso, o efeito pretendido pelo rei tinha sido atingido sendo as suites de Handel tocadas três vezes durante o percurso de ida e volta e jantar em Chelsea.
Todas as suites da música aquática são baseadas em danças de origem francesa porém apresentam um forte carácter inglês, sendo a terceira destas um pouco mais intimista pensa-se que tenha sido escrita para o jantar em Chelsea.
Para uma ideia mais clara deste evento que salvou a monarquia britânica através da música de Handel em baixo:

Quadro de Edouard Jean Conrad Hamman mostrando
Handel à esquerda de Jorge I no rio Tamisa
Pintura de Canaletto de 1746 mostrando a antiga Londres
com o Tamisa coberto por embarcações


Recriação pelo English Concert da embarcação de 1717 
a tocar a musica Aquática



Sem comentários:

Enviar um comentário