sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sala das merendas

No palácio nacional de Queluz encontra-se uma das salas mais emblemáticas do rococó português, a sala das merendas.
Sala das merendas
A sala das merendas foi concluída em 1767 de planta quadrada e dimensões pequenas tinha como função proporcionar um ambiente mais recatado para refeições da família real.
Do ponto de vista artístico o chão é em madeira de parquet lembrando muito os motivos utilizados na França daquela época, em especial atenção aos motivos utilizados no palácio de Versalhes, não é a toa que este palácio é chamado o Versalhes português. As paredes apaineladas ou como dizem os franceses em boiserie exibem motivos em estilo rococó com cores onde predominam o verde claro o branco e o dourado materializado na folha de ouro aplicada na pasta de papel.
Sobre as portas encontram-se seis telas onde estão pintadas naturezas mortas chamando a atenção para a função desta sala. Também evidenciando a função desta sala de jantar privada estão entre as paredes apaineladas quatro grandes telas onde se encontram pintados nobres que na sua pausa de caça se entregam aos prazeres da gastronomia participando em merendas de caça. Estas quatro telas claramente ao gosto rococó e como não poderiam deixar de ser, são uma grande alegoria onde estão representadas as quatro estações do ano facilmente identificáveis através das cores e vegetação envolventes.
A coroar esta sala encontra-se o tecto com uma forma simples e hexagonal repetida inúmeras vezes sugerindo favos de mel, no interior destas formas rosas douradas permitem uma maior beleza e harmonia a todo o espaço envolvente.
Pormenor do tecto da sala das merendas

Tela da alegoria do verão
Para quem viver perto ou estiver a pensar em viajar para Lisboa escusado será dizer que ao vivo tudo ganha uma maior amplitude e magnificência. Contudo para quem não tiver essa oportunidade deixo aqui um link (http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=8689c4591280429ec375d8dfa24c19ea&prevstart=0) onde parte deste património artístico se encontra modelado em 3d permitindo até para quem tiver o programa sketchup caminhar dentro desta jóia do rococó português.
Com tanta arte e beleza concentrada em apenas uma sala é caso para dizer viva o rococó.

Sem comentários:

Enviar um comentário